Análise do Discurso – Globo na construção do impeachment da Presidenta Dilma Rousseff

Análise do Discurso – Globo na construção do impeachment da Presidenta Dilma Rousseff

A Jornalista Rosa Sarkis da França conversa, com Teun A. Van Dijk Professor e pesquisador pioneiro na análise do Discurso – estratégias e mecanismos linguísticos que evidenciam a manipulação da informação.
Van Dijk analisou 18 editoriais do jornal O Globo de março e abril de 2016 na manipulação da narrativa para o impeachment “o maior conglomerado midiático do país, voz da classe-média conservadora e, de maneira mais geral, representante da elite oligárquica conservadora brasileira”.
Ao vivo 16 de abril 13h horário de Brasília

Professor e pesquisador vinculado à Universidade Pompeu Fabra, Barcelona, e Diretor do Centre of Discourse Studies, Barcelona, Teun A. Van Dijk é um dos nomes mundialmente mais respeitados no campo da teoria e da análise do discurso do texto. Figura na literatura especializada não apenas por ter sido um dos pioneiros nesse campo, mas sobretudo pela qualidade e originalidade de seu trabalho, que tem no Brasil inúmeros seguidores. Neste livro, de cuja organização participou a conhecida linguísta da Unicamp, Ingedore V. Koch, Van Dijk discute problemas fundamentais da análise do discurso e do texto, como as questões ligadas à compreensão, recordação, sumarização e produção de textos. O novo livro que será publicado no Brasil: Discurso Antirracista no Brasil. Da Abolição às Ações Afirmativas, que será publicado com Contexto, em São Paulo.

NOSSOS CANAIS
YouTube – https://bit.ly/32mviaR
Facebook – https://bit.ly/3ggcEK8
Facebook – https://bit.ly/3to17w5
DIALOGANDO – https://bit.ly/3uODnkS
Twitter https://twitter.com/painelbrasiltv

“A Postagem” transmissão simultaneâmente
Youtube – https://bit.ly/3x0scHP
Facebook – https://bit.ly/3ebemtq

OUTROS CANAIS do Painel BrasilTV
Instagram – https://bit.ly/3qPSMPn
TikTok – https://bit.ly/3eBxYsB
Agência da Notícia – https://bit.ly/3qMC83a

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: